reviewMostrando que estou vivo (sumido devido ao grande numero de serviços com desenho ultimamente, sorry!), resolvi criar um pequeno artigo para discutir sobre tamanhos de mangá e onde a qualidade do desenho é melhor.

Se você é colecionador de mangas, com certeza ja deve ter percebido que temos mangás de vários tamanhos no mercado. Os de tamanho padrão como Terra Formars, Bakuman, Fairy Tail e a grande maioria dos da JBC e Panini, os de Tamanho grande como K-ON e Azumanga Daioh da NewPop e alguns de menor tamanho como Zetman, Ultraman, além de um menor ainda, comumente chamado de “Pocket” como Solanin da L&PM e Naruto Pocket.

Cada um terá sua preferencia de leitura, uns preferem o tamanho padrão dos mangás do mercado, outros maiores pelos mais variados motivos. Particularmente prefiro os de tamanho de Zetman, mais por gosto pessoal.

A questão que venho aqui levantar é para aqueles que dizem que versões maiores são melhores para ver os detalhes dos desenhos de mangas detalhados e realistas. Esse argumento foi muito usado para criticar a versão da JBC de Zetman que não saiu do tamanho padrão de seus mangas. Apesar de que a versão Japonesa ser do mesmo tamanho, o que venho mostrar aqui é que, não, paginas maiores não significam uma melhor qualidade da arte. E vou usar um exemplo que eu mesmo fiz com um rosto hachurado, ou seja, que contem hachuras de modo a dar mais “realidade” aos desenhos de mangás como Vagabond, Zetman, Berserk e outros.

14732228_1245959505424340_4885413982273081729_n

Ignorando o cabelo rascunhado (na verdade, esse desenho todo é um rascunho), veja que o rosto da mulher em versão menor tem uma sensação de “melhor desenhado”. As Hachuras dão uma sensação de “textura” e “sombreamento” e quase não dá pra enxergar os traços rabiscados que podemos notar melhor na versão grande e enxergamos melhor os defeitos do traço no geral. O mesmo acontece em mangas de grandes mangakas realistas.

Mesmo que considerem exagerado o exemplo acima, devido as proporções estarem mais exageradas que um normal, este exagero é necessário para que possamos abrir os olhos e vermos que quanto maior a arte vai ficando, mais expomos os seus defeitos. Claro que o rosto maior poderia ser melhor tratado para ficar tão suave quanto o rosto menor, mas o trabalho teria que ser dobrado para o rosto grande ficar suave. E mesmo em mangás de artistas consagrados, se olharmos bem de perto, mesmo em mangás menores, conseguimos as vezes ver certos defeitos depois que os olhos ficam “treinados”, imagine em um papel maior.

Com isso eu desejo esclarecer a vocês leitores ou a aspirantes a desenhistas que acham que seu mangá deve ser o maior tamanho possível em papel, se você trabalha ou aprecia obras hachuradas, dificilmente irá achar maior qualidade em mangás grandes demais. A não ser que você os leia beeemm longe de seu rosto. Não quero lhe convencer a gostar mais de mangás pequenos, mas apenas esclarecer que mangás detalhados com hachuras ficam melhores em tamanhos menores. Menos é mais.