Olá pessoal!

Para quem segue (e consegue ver) as postagens na pagina do Toonsfera Studios no facebook, ontem (domingo) eu comentei que teria uma notícia bombástica e agora é o momento de saberem do que se trata.

O Toonsfera Studios abriu duas campanhas para a produção de mangas, uma no já conhecido Patreon e outra no Apoia.se.

Patreon e Apoia.se

Se você não conhece o Patreon, em resumo, ele é uma plataforma de crowdfunding (apoio coletivo) onde pessoas apoiam uma campanha com um determinado valor que escolherem para que seja angariado fundos para a criação de um projeto, algo que começou pra valer com plataformas tipo Kickstarter nos EUA e Catarse no Brasil.

Mas existe uma grande diferença entre Kickstarter/Catarse para com o Patreon/Apoia.se, nos dois primeiros. A campanha dura mais de 47 dias e há uma meta a ser atingida e obviamente chega ao fim, dando certo ou não. Neles os apoiadores normalmente apoiam apenas 1 vez e por padrão, o  Kickstarter e Catarse são usados para apoiar a criação de um produto final, como uma revista impressa por exemplo, que na teoria, já teria o conteúdo das paginas previamente produzido.

Já o Patreon e Apoia.se são plataformas normalmente usadas para a criação de conteúdo (como bancar a criação das paginas, não da revista impressa por exemplo) e essas campanhas normalmente não tem prazo para o fim. São campanhas de apoio mensal em que o apoiador colabora todo o mês e o criador da campanha tem de mostrar serviço sempre para que o apoiador continue apoiando. Além dos valores mínimos de apoio serem $1 no Patreon e R$1,00 no Apoia.se, enquanto os valores mínimos no Kickstarter e Catarse serem bem maiores.

E porque as campanhas do Toonsfera Studios deveriam ser apoiadas? Vou abrir o jogo: Eu, STX, sempre banquei o site com conteúdo diverso nesses anos com conteúdo gratuito enquanto tive um emprego estável que apesar de atrapalhar o tempo de produção, garantia que tudo pudesse ser feito, desde tirinhas, mangas, resenhas e tutoriais como o de Registro de personagens, nosso tutorial de maior sucesso e que já ajudou muitos artistas, até veteranos pelo que sei. Mas como alguns sabem (ou não), me mudei para outra cidade onde por um lado é extremamente mais segura e calma, mas por outro lado não tem empregos disponíveis, mesmo fora de minha área (TI) e muito provavelmente eu teria que arrumar um emprego em outra cidade, isso SE eu encontrar, principalmente nesse período de crise. Conseguindo ou não, tudo mostra que o Toonsfera Studios terá que fechar as portas cedo ou tarde, mas com o apoio no Patreon ou Apoia.se, isso seria evitado.

Banner01

As metas não são tão altas como podem pensar, quero produzir duas series, Scarlet Black, que já esta sendo postado aqui no site e The Big Legends. Ambas são series “longas”, não como um One Piece da vida, mas terão um numero razoável de capítulos. Antes, Scarlet Black teria a previsão de só ter 01 capitulo criado se os acessos não fossem suficientes, agora a serie depende da meta mínima de uma das campanhas (ou as duas combinadas) serem atingidas. Já The Big Legends só tem duas paginas criadas (que podem ser visualizadas aqui) e não é uma serie do Toonsfera Studios e sim do Urom Comics, um site parceiro com personagens de Glauco Torres Grayn que gostaria de que criássemos uma historia de seus personagens de sua serie original (The Big Masters) em versão manga em estilo shonen / ecchi e para viabilizar a produção e com o total apoio de Glauco, adicionamos essa serie nas campanhas.

Banner01

Para quem conhece o Patreon mas nunca ouviu falar do Apoia.se, esta é uma plataforma idêntica em funcionalidade, sendo a maior diferença que o Patreon é americano e só recebe em dolar e o Apoia.se é brasileiro e recebe em real. Resolvi abrir a campanha nas duas plataformas mas focadas em públicos específicos, no Apoia.se a campanha é em português e se limita a produção de conteúdo em português, já no Patreon a campanha é em inglês e tem por objetivo apoiar a produção dos mangas em inglês e português. Apesar de nenhuma campanha anular a outra por hoje serem praticamente iguais em recompensas (sim! Quem contribui mais, recebe recompensas!) o sucesso de uma pode alterar a outra, por exemplo, se só no Patreon as metas forem alcançadas, as metas do Apoia.se mudariam. Se só as metas do Apoia.se fossem alcançadas, a versão em inglês seria comprometida e poderia não sair, fazendo com que eu mude as metas para viabilizar a tradução. Se ambas atingirem as metas, então seriam mudadas ambas campanhas de alguma forma.

Para quem não quiser ou não puder apoiar as campanhas, em caso delas terem sucesso, as postagens aqui no site continuariam iguais, segunda e quarta, uma pagina de Scarlet Black nos referidos dias e The Big Legends na Quinta e sexta aqui (Sábado e domingo na Urom Comics) claro que neste caso se sua meta mensal for atingida. A vantagem para os apoiadores é que eles além das recompensas, poderão conferira as paginas bem antes do que nos sites oficiais, com diferença de até capítulos conforme o tempo.

Por isso peço que apoie uma de nossas campanhas, não pedimos um salário de mangaká, mas se você apoia ou gostaria de apoiar o quadrinho nacional, esta é a hora e possivelmente pode ser um exemplo a ser seguido por muitos talentosos quadrinistas brasileiros. Conheça as campanhas e respectivas recompensas e apoie! Desde já muito obrigado.

Patreon:

https://www.patreon.com/Toonsfera

Apoia.se:

https://apoia.se/toonsfera