O primeiro mangá que resolvi resenhar para o site foi um mangá Cristão, o Mangá Messias, agora finalmente podemos resenhar sua seqüência, Mangá Metamorfose.

Enquanto Mangá Messias focava na historia de Jesus Cristo baseado nas quatro evangelhos, Mangá Metamorfose é a seqüência direta que conta a historia do inicio da igreja Cristã após a morte e ressurreição de Jesus. De inicio temos como personagem principal a Pedro, o primeiro e principal líder da hoje chamada “igreja primitiva” contando memoráveis passagens do batismo com o Espirito Santo dele e dos demais discípulos, as perseguições e livramentos milagrosos.

01

Quem conhece a historia de Pedro, tanto via Bíblia ou via Mangá Messias, sabe que Pedro era uma pessoa complicada, que até negou a Jesus três vezes e outras coisas. Já nesse mangá percebemos a Metamorfose dele numa pessoa tão diferente que acabou se tornando num grande líder, que realizou vários milagres como Jesus.

Mas Pedro não é realmente o personagem principal do mangá, pois graças a perseguição e assassinato de Estevão pelos Fariseus (grupo religioso que perseguiu os Cristãos e responsáveis pela morte de Jesus) o foco passou a ser Saulo, um Fariseus que foi um dos maiores perseguidores dos Cristãos, prendendo e matando os que encontrava.

Diferente da maioria dos Fariseus, que perseguiam os Cristãos por temerem que o povo abandonassem seus ritos e assim fizessem com que o grupo religioso perdesse suas regalias político-religiosas, Saulo achava que realmente estava fazendo a vontade de Deus, não pensando em benefícios próprios. Porém durante uma das perseguições, Saulo teve durante o caminho uma visão de Jesus Cristo que se revelou como o Deus do qual ele dizia servir. Saulo caiu cego e ficou cego por um período de tempo até que ao ser encontrado por Ananias, teve suas vistas recuperadas e Saulo se converteu.

01Agora conhecido como Paulo, depois de uma certa rejeição da parte dos Cristãos que temiam uma represália, Paulo começa sua jornada pelas cidades levando o evangelho para além da Judeia, sendo conhecido como o “Apostolo dos Gentios” e passando por varias adversidades e alegrias, sendo outro grande Exemplo de Metamorfose.

Mangá Metamorfose é um resumo da vida de Pedro e Paulo e que conta de um modo de fácil compreensão varias das principais passagens de livros Bíblicos como Atos, corintos, Romanos, entre outros. Nem todos os pontos mais “técnicos” das passagens bíblicas foram descritos, ficando mais destacados as partes históricas dos mencionados livros, sempre mostrando as grandes mudanças 1que o evangelho pode fazer. Apesar dos resumos e de muitos livros, Mangá Metamorfose não dá aquela impressão de ter suas historias finais corridas demais como ficou em Mangá Messias.

Os traços continuam iguais a de Mangá Messias, não são a perfeição técnica e apresentam os mesmos defeitos, mas que são compensados pela coloração ao estilo de anime.

Mangá Metamorfose se mostrou uma agradável leitura e indispensável para quem deseja conhecer a historia das primeiras igrejas Cristãs e que percebam que a metamorfose fornecida pelo evangelho é possível a qualquer um.