Meu tipo favorito de leitura é comedia. Não aquele tipo de comedia ofensiva e imbecil como o Porta dos fundos faz, mas aquela que seja do tipo que qualquer um possa se divertir, como o Chaves. No caso de mangás, uma demografia que não fosse muito a minha praia teria alguma chance se tiver uma boa dose de comedia. E se comedia é o foco então seria perfeito. Por isso que gosto e aprecio a série K-ON!.

K-ON!

Publicado no Brasil pela NewPop, K-ON! conta a história de quatro garotas que faziam parte do clube de música da escola e eventualmente formaram uma banda escolar de muito sucesso, o Ho-kago Tea Time, mas antes disso, o clube foi quase fechado por não ter o mínimo de quatro membros, quando Yui Hirasawa entrou no clube, mas não sabia tocar instrumento nenhum, fazendo com que as demais membros Mio Akyama (baixista/vocalista) Tsumigo “Mugi” Tokogumi (tecladista) e Mitsu Tainaga (baterista) convençam a Mio a aprender a tocar guitarra e eventualmente ser uma guitarrista. Durante a história, uma segunda guitarrista é adicionada ao clube a Azuna Nakano “Azu-miau”. Nos 4 volumes que englobam a serie principal, vemos o cotidiano das garotas englobando suas vidas na escola, no clube na banda. Sempre focando na comedia.

K-ON!

K-ON! usa a estrutura Yonkoma, mais especificamente 4-Koma. É o formato de tirinhas em 4 quadros de formato vertical e no caso de K-ON!, são 2 tirinha por pagina, com algumas exceções quando há mudança de tema / capitulos e muita das vezes cada tirinha conta uma mini-história que mesmo seqüenciais, conseguem ser independentes de certo modo. No geral, a história K-ON!de K-ON! é simplista, o que é compensada pela comedia light oferecida que compensa essa simplicidade, sem precisar de apelação.

No caso dos traços, Podemos dizer que são acima da media em comparação a tirinhas e a até alguns mangas genéricos, mas nada que se destaque muito exatamente devido a quadrinização não permitir muitos detalhes.

K-ON! é indicado a fãs de comedia e que procuram uma leitura casual e divertida. Agora se sua preferencia é comedia com conteúdo mais complexo, este não seria um mangá indicado.