Não julgue um livro pela capa! Essa máxima é real e se aplica a muitas obras. Mas se tem capas que enganam são as capas dos comics da DC, da Marvel e a capa de Rosário + Vampire II vol.14.

Sim, a serie Rosário sempre teve capas que nunca realmente exibiam seu conteúdo, porém nunca foram capas que mostravam algum possível spoiler. Já o volume 14 teve a capa com cara de spoiler e todo mundo que conhece a serie torcia que realmente acontecesse, mas não é bem o que ocorre.

No volume final, um gigantesco monstro surge e é revelado que ele é o verdadeiro corpo de Alucard (não é o mesmo de Hellsing, mas é o mesmo ser) que deseja dizimar grande parte da humanidade para que os monstros dominem por completo. Enquanto o diretor da escola Youkai revela quem ele realmente é, Tsukune esta em outra parte sofrendo pelo fato de Moka estar morrendo e mal sabe que ele quem se tornará o alvo de Alucard após determinados acontecimentos.

Podemos dizer que 2/3 do mangá cobre uma situação de ação e batalhas contra Alucard,  e 1/3 do padrão cômico dele. Durante a primeira parte, descobrimos o real grande segredo do Rosário de Moka. A parte final que tem relação com a primeira, já voltamos a ter aquele lado cômico de volta quando Tsukune conhece Issa Shuzen, o pai da Moka e situações nonsense ocorrem.
Rosário Vampire

No inicio e no final do volume, temos tirinhas yonkoma (tirinhas verticais de quatro quadros) que contam os destinos finais de seus personagens, claro que de modo totalmente cômico. Agora, lembram-se quando disse que a capa vende o que não existe? Por certo não existe nada nesse volume que indique o acontecimento da capa. As tirinhas indican o destino final de vários personagens, porém não significa que não possa acontecer no futuro, pois o final de Rosário dá grandes aberturas para uma seqüência e como o autor Akihisa Ikeda não anunciou nada após o fim de Rosário, um “ano III” não é impossível, mas contaria com grandes mudanças, sendo que o harém de Tsukune continuaria como ponto central da serie.

Em questão visual, a arte de Rosário com certeza evoluiu em relação ao ano I, os personagens estão muito bonitos, porém as expressões deles não são sempre muito “naturais”, faltando mais um pouco de naturalidade em certos aspectos, mas no geral a arte é muito competente.

Rosário VampireRosário + Vampire termina o ano II de maneira emocionante, porém meio que decepcionante pra quem comprou pela capa, mas pra quem gosta da serie e sempre quis saber sobre seus maiores segredos, o volume é recomendado, principalmente pelo fato que é possível teóricamente que a serie continue e não deixe os fãs da serie órfãos…e que cumpra a promessa da capa!