Spin-offs as vezes são uma ótima maneira de enriquecer o conteúdo de uma história, as vezes focadas em algum personagem em especifico, as vezes contando a mesma história de um outro ponto de vista e por ai vai. Isso é o que foi feito com Puella Magi Oriko Magica, um Spin-off de Puella Magi Madoka Magica.

Oriko é uma garota magica que tem o poder de prever o futuro, isso antes de ser uma garota mágica e que sabia que o fim do mundo estaria intimamente ligado a Madoka Kaname e que garotas magicas trariam eventuais problemas que só seriam resolvidos ao elimina-las, cabendo as demais garotas magicas a incumbência de impedir que Oriko atinja seu objetivo.

Oriko Magica
É de se crer que os erros do passado fossem corrigidos. Se você não leu o review de Madoka Magica, aconselho a ler para compreender o problema apresentado aqui. Em Oriko Magica os problemas relatados conseguem ser piores. Os traços estão bem Piorados, quase amadores e as cenas estão mais confusas. Quem vê a capa do volume 1 acha que Oriko é a garotinha de orelhas de gato, que na verdade é Yuma Chitose, personagem da qual não aparece na serie principal. Oriko não aparece na capa do volume 1, aparecendo quase sem destaque na capa do volume 2, dando mais destaque para Madoka, que ironicamente quase não tem destaque em volume nenhum!

Parece confuso e é confuso! Alie o fato de que durante o volume 1, se não prestar atenção nas paginas iniciais quase não pra entender quem é Oriko e quem é Kirika, que é a responsável pelo serviço sujo de eliminar as garotas magicas sob ordens de Oriko. O volume 1 é bem confuso, sendo o volume 2 bem mais fácil de acompanhar, sendo mais direto.

Oriko MagicaPuella Magi Oriko Magica não é nada recomendável para quem não curtir o manga de Madoka Magica. Mais confuso e feio do que a serie original, tinha tudo para dar certo devido a trama proposta, mas a execução foi muito mal orquestrada. Vamos torcer para que a nova investida da NewPop para a série no Brasil, Puella Magi Madoka Magica – The Different Story, anunciada ontem consiga ser melhor tecnicamente do que as versões anteriores, ou obrigatoriamente no mínimo melhor que Oriko.