É bem comum ouvir dizer que uma mesma história em mangá é melhor do que em anime. Normalmente isso chega a ser verdade, muita das vezes os animes recebem cortes ou fillers que modificam bastante a história original. Animes como Air Gear e Love Hina são bons exemplos de animes que não seguem bem a história original do manga e acabaram sendo bem criticados. São raros casos de animes melhores do que sua versão mangá e é isso que ocorreu com Puella Magi Madoka Magica.

Madoka Magica
Madoka ganhou grande fama devido a serie descontruir as historias de garotas magicas, utilizando um clima sombrio não existente neste tipo de história. Madoka Kaname esta para se tornar a maior garota magica de todos os tempos, mas ela estará envolvida com a aparição da maior bruxa de todos os tempos e por consequência, o fim do mundo. Homura Akemi, uma estudante misteriosa aparece na escola de Madoka com a intenção de impedir de que Madoka faça um contrato com Kyubei, uma criatura-gato alienígena que é capaz de realizar qualquer desejo, desde que a garota se torne uma guerreira e combata as bruxas, criaturas causadoras de muitas tragédias no mundo, desde acidentes a suicídios e que as pessoas comuns não tem conhecimento delas. Durante toda a história, muito drama e tensão ocorre e muitas surpresas e fatalidades ocorrem, justificando a popularidade de Puella Magi.
Madoka Magica

A serie ganhou fama graças ao anime que revolucionou tudo o que conhecíamos de historias de garotas magicas. Em casos normais, o anime sai um tempo depois de um tempo do mangá ter sido lançado. No caso de Madoka Magica, o manga e o anime foram criados praticamente ao mesmo tempo e com isso, existem mudanças muito notáveis. O estilo do traço é bem diferente. Não é feio, pelo contrário! É bem bonito mas o estilo dos traços dos personagens no anime é praticamente único e do mangá é quase genérioc. As bruxas no anime tem um estilo visual digno de desenhos antigos da Disney cheios de LSD! No manga não possuem um formato tão definido e “carismático”. No anime existe toda a tensão e ação definidas de forma detalhadas que prendem. No mangá essas mesmas cenas são resumidas e as vezes confusas, perdendo todo o clima que deixou a serie tão famosa. Pra não dizer que nada no manga foi melhor que no anime, considero o desing de Kyubei um pouco melhor, devido a ele no mangá possuir mais detalhes de expressão, que não existem no anime.

Kyubei

Madoka MagicaPuella Magi Madoka Magica foi lançada pela New Pop em três volumes e os problemas descritos infelizmente ocorrem em todos eles. É um mangá recomendado apenas para fãs extremos de madoka e cia, mas é melhor ficar só no anime mesmo.