Use o Ryzer Hydra como auxiliar em Arte Digital

Hoje vocês poderiam estar esperando por uma tirinha, mas dessa vez vou trazer algo muito bacana para todos os artistas digitais, tanto iniciantes quanto profissionais.


Se você já trabalha com Manga Studio, Paint Tool SAI, Photoshop ou outros programas para pintura e desenho digital, sabe como é chato ter de fazer algumas coisas aparentemente simples e banais para alguns, mas que dependendo de nosso espaço físico para desenho (mesa do computador pequena por exemplo), pode se tornar algo extremamente incômodo.

Vou exemplificar. Para quem é acostumado com Manga Studio e é destro, sua mão direita está com a caneta da mesa digitalizadora e a esquerda, se você quiser por exemplo dar um Zoom in/out na imagem, tem duas opções, clicar nos botões correspondentes na tela ou usar a roda do mouse, usando-o com a mão esquerda. Se sua mesa não for larga ou não for uma mesa de canhoto (a minha é, e eu não sou canhoto xD ) você já terá ai um pequeno incomodo de posicionamento do mouse só pra fazer isso. Mas e se você quiser rotacionar no sentido horario/anti-horário? Ou clica nos botões correspondentes na tela ou segura shift no teclado e roda a rodinha do mouse. Já percebeu que ai você perde aquela posição que estava com a caneta da mesa digitalizadora, certo? Esses dois casos foram só um exemplo.

Para facilitar, a CELSYS, fabricante do Clip Studio Pro (que é o nosso Manga Studio) criou o Tab-Mate Controller que facilita em muito a vida dos artistas. Confira o video abaixo para ver o que ele faz:

Se você achou isso legal demais e assim como eu pensou logo “EU PRECISO DISSO”, sinto lhe dizer algumas más noticias: o Tab-Mate Controller só é vendido no Japão. A Smith Micro, representante da CELSYS no resto do mundo não se manifestou em trazer o aparelho para cá e nem mesmo os americanos tem acesso ao acessório.

Para nossa felicidade, nós temos alternativas! E uma delas é o Ryzer Hydra!:

Como podem ver, o Razer Hydra é um sensor de movimentos para jogos no PC no mesmo estilo do Wiimote do Nintendo Wii e ele funciona como uma ótima alternativa ao Tab-Mate Controller.

Algo deve ser deixado cláro que o o Tab-Mate não foi feito para jogos. Ele só é compativel com os aplicativos da CELSYS como o Clip Studio, Manga Studio 5 em diante, IllustStudio, ComicStudio, mas não funciona com o Paint Tool SAI ou Photoshop por exemplo. Já com o Razer Hydra, você alem de jogos, pode utiliza-lo com QUALQUER software que desejar, bastando programar seus comandos com o software Motion Creator 2. Foi o que eu fiz para o Manga Studio, configurei o sensor para trabalhar com o software segundo minhas necessidades e conhecimentos com o Razer Hydra (que adquirí em apenas 1 dia!).

Configurei os dois sensores para trabalharem de igual modo, podendo usar o que quiser para controle. Apesar de algumas diferenças funcionais gerais de funcionalidade para contra o Tab-mate Controller, mantive o essencial configurado para um uso prático e que facilitou muito o meu uso do dia dia, conforme pode conferir abaixo:

============Versão 1.0============

Start: Ativa / Desativa o ponteiro do mouse
Button 1: Comando Desfazer (Ctrl+Z)
Button 2: Comando Refazer (Ctrl+Y)
Button 3: Apagador
Button 4: Pen / Pencil
Bumper: Fill / Gradient Tool
Joystick Button: Fit Canvas to Window (imagem preenche toda a area editavel)
Joystick Button duplo clique: Pixel Size (Zoom bem proximo para editar deatlhes minusculos).
Gatilho (RT / LT): Shift.
Joysticks: Zoon In / Out se o cursor estiver apontando para area editavel.
Joysticks segurando o gatilho: Rotaciona para esquerda / direita se o cursor estiver na area editavel.
================================

E como configurar um Razer Hydra para seu aplicativo você mesmo? Bem, vou explicar como fazer para configurar para Manga Studio. Futuramente vou portar a programação para Photoshop e Paint Tool SAI também e liberarei o download da configuração neste post.

1. Compre o Razer Hydra (dãaa), monte ele conforme o manual, mas não o conecte no PC ainda.

2 . Baixe o Motion Creator 2 no site oficial: http://sixense.com/products/motioncreator. Ele já vem com Drivers atualizados para o Razer Hydra. Instale o aplicativo e o execute. Quando ele reclamar que não localizou nenhum sensor, conecte-o ao PC. Após isso, feche o aplicativo. (Se estiver aberto no Systray, feche também).

3. Baixe a configuração do programa que desejar:
Manga Studio 4 EX / Manga Studio 5 / 5EX / Clip Studio Pro:
https://dl.dropboxusercontent.com/u/22823609/MangaStudio-Razer.V.1.0.mce

4. Acesse sua pasta “Meus Documentos” dentro dela acesse o caminho: Sixense EntertainmentMotionCreator 2configs

5. Dentro dasta pasta, copie o arquivo que você baixou.

6. Abra o Motion Creation 2 e verifique se o nome do programa aparece na lista, caso não aparece, clique em Rescan. Se mesmo assim não aparecer, verifique a pasta onde você salvou o arquivo se o caminho está correto. O checkbox ao lado do nome do programa deve estar marcado para funcionar.

7. Abra o programa que deseja utilizar e divirta-se. É necessário que o Motion Creator 2 esteja SEMPRE aberto para que o sensor funcione.

Alternativa ao Razer Hydra.

Sei que é possivel utilizar o PS Move Navigation Controller, um dos controles do sensor do Playstation 4 da Sony, mas não o que tem a bolinha luminosa, o outro. Apesar de mais barato que o Hydra (só esse controle, não o PS Move completo), você ainda tem que comprar um dongle USB e utilizar alguns programas para configuração. Não sei se é melhor ou pior que o Hydra para configuração, mas as informações que procurei do move para o pc pareciam mais escassas que a do Hydra, alem de que ele não fica usavel para jogar como um Wiimote como o Hydra, tanto para jogos de PC quanto para o emulador de Wii (Dolphin).

E sobre jogos? Assim que eu tiver analisado o sensor com jogos, eu postarei uma analise no Zeegamers.

Espero que esse post possa ajudar a você. Qualquer duvida, deixe nos comentários que farei o possivel para ajudar.